top of page
banner_topo.jpg
PROJETO DE BIOPROSPECÇÃO
FERNANDO DE NORONHA e AMAZÔNIA
7Q6A9127.JPG

A Apoena Agro iniciou suas atividades de bioprospecção sustentável através da expedição Amazônia Azul, realizada em 2022 no arquipélago de Fernando de Noronha, com foco em coletar microrganismos desse importante bioma marinho brasileiro. 


Em 2024 a empresa realizou uma nova expedição de bioprospecção, intitulada Amazônia Verde, dessa vez na Floresta Amazônica, na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), na qual coletou centenas de amostras de solo, folhas, flores, frutos e sementes desse importante bioma terrestre do Brasil.


As coletas são autorizadas via SISBIO e regulamentadas pelo ICMBio, garantindo o respeito aos critérios de conservação e uso responsável da biodiversidade.
Com base nesse rico material coletado em nossos biomas, a Apoena Agro realiza um trabalho extremamente criterioso e rigoroso de isolamento de estirpes de microrganismos com potencial para o desenvolvimento de bioinsumos inovadores e eficientes para uso na agricultura.

A bioprospecção sustentável é um dos caminhos mais responsáveis para se encontrar novos microrganismos na natureza. Este ramo da biotecnologia ganha ainda mais destaque por meio da elaboração de bancos de microrganismos associados à biodiversidade, a partir de compostos de fonte altamente renovável e exclusiva. Produtos biotecnológicos têm real potencial de contribuição para a Nova Economia, sobretudo a partir do Brasil, país com a maior biodiversidade do mundo e responsável por abrigar mais de 20% do total de espécies do planeta.

bottom of page